Antropometria

Para a medida da estatura, o avaliado deve estar descalço e com o mínimo possível de roupas para que a posição do corpo possa ser vista. O avaliado deve ficar em posição ortostática sobre a base do estadiômetro com a massa distribuída em ambos os pés, e a cabeça posicionada no Plano Horizontal de Frankfurt. Os braços livremente soltos ao longo do tronco, com as palmas voltadas para as coxas. O avaliado deve manter os calcanhares unidos e tocando a borda vertical do estadiômetro. As bordas mediais dos pés devem formar um ângulo de aproximadamente 60º.

Para a realização da medida da massa o avaliado deve estar em pé, com o mínimo de roupas possível, de costas para a escala da balança, com afastamento lateral dos pés, estando a plataforma entre os mesmos. Em seguida coloca-se sobre e no centro da plataforma, na posição anatômica com o peso do corpo igualmente distribuído entre ambos os pés, ereto e com o olhar num ponto fixo à sua frente.

É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

É localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida.

É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.

O local de coleta situa-se a aproximadamente 2 cm à direita da borda lateral da cicatriz umbilical. O avaliado deve estar em pé e com os pés afastados. A dobra é pinçada verticalmente.

O ponto de coleta situa-se no ponto médio entre a linha axilar anterior e o mamilo. O avaliado deve estar ereto, com os braços ao longo do corpo. A dobra deve ser pinçada na diagonal seguindo a linha formada entre a linha axilar e o mamilo.

O local de coleta situa-se entre o ponto médio entre a dobra inguinal e a borda superior da patela, O avaliado deve estar em pé, com o peso corporal sobre a outra perna. A dobra é pinçada verticalmente.

É medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.

Para a execução dessa medida, o avaliado deve estar sentado com a articulação do joelho em flexão de 90º, o tornozelo em posição anatômica e o pé sem apoio. A dobra é pinçada no ponto de maior perímetro da perna, com o polegar da mão esquerda apoiado na borda medial da tíbia.

É aferido no ponto médio entre o acrômio e o olécrano do braço não dominante, com o braço paralelo ao tronco do paciente.

Com o avaliado em pé, coloca-se a fita num plano horizontal, passando por cima da cicatriz umbilical.

Com o avaliado em pé, com o abdômen relaxado coloca-se a fita no ponto de menor circunferência, abaixo da última costela.

Com o avaliado em pé, braços levemente afastados e pés juntos. Coloca-se a fita num plano horizontal no ponto de maior massa muscular das nádegas. A medida é tomada lateralmente.